Participei nos dias 19.08. e 20.08.2009 de um evento chamado TOC ICO (Theory of Constraints International Certification Organization) – Congresso Regional ¨A Porta para o Futuro¨, no Estação Business School em Curitiba.
Não conhecia muito do assunto e confesso que, após ser apresentada a essa teoria, estou buscando mais informação sobre o assunto, lendo os livros deste autor. Trata-se da Teoria das Restrições (TOC). Se vc quer saber sobre o evento e as apresentações, visite http://www.taylors-oc.com/. O site oficial do evento e outras informações, vc encontra no http://www.tocico.com.br/.
Bom, mas vamos lá ! O que é isso ? A que é relacionado ?
No primeiro dia de minha participação, assisti a palestra do criador da TOC, Eliyahu Goldratt , autor do best seller ¨A Meta¨, ¨Corrente Crítica¨, ¨Não é Sorte¨, entre outros. Foi bastante interessante. Foi uma grande oportunidade para refletir sobre reavaliar os conceitos e repensar a maneira como as organizações são geridas e conforme o próprio Eli Goldratt disse ¨Focar naquilo que devemos fazer e parar de fazer aquilo que não devemos fazer.¨
É uma metodologia voltada a projetos, que com as práticas abaixo, visa otimizar tempo, recursos, custos, gargalos, dentro de uma visão holística. Vale a pena se aprofundar nas práticas de gestão, onde manter FOCO é o grande diferencial. As restrições físicas ou lógicas mudam e é importante sabermos o limite, para não ficarmos bloqueados, ou seja dentro de ambientes dinâmicos, conseguirmos agir e ter flexibilidade, sem perder o foco. Interessante também uma frase que é auto-explicativa, que ouvi lá: Tell me how you measure me, I tell you how I`ll behave¨ . Me fale como você irá medir meu desempenho, que lhe direi como vou me comportar. Ou seja, é importante que as regras e metas sejam claras, as informações fluam, caso contrário, os resultados podem não ser os esperados e os colaboradores apenas justificarão a ineficiência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário