BLOG DA DTGI

“Antes do software poder ser reutilizável ele primeiro tem de ser utilizável.” - Ralph Johnson - um dos quatro autores do livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Internet ajuda na eleição, agora em São Paulo

A campanha de Gilberto Kassab à Prefeitura de São Paulo contou com um importante aliado neste ano: a Internet.

Do início da disputa até o último domingo, o número de e-mails recebidos, em média, cresceu 300%, todos respondidos de forma personalizada.
Já o site registrou picos de 12.500 acessos em um mesmo dia.

Esses dados são reflexos de uma série de ações Web 2.0.
Entre as atividades desenvolvidas, está a Rede K25, que utiliza como base uma ferramenta que cria redes sociais personalizadas.
Mais de 2.700 pessoas receberam missões, trocaram mensagens e se relacionaram na web.
A rede somou no último mês cerca de 50 novos usuários por dia.

Outra iniciativa de destaque é o Blog 25 horas com Kassab, criado pela Talk Comunicação Interativa.
Alimentado por blogueiros, essa ferramenta foi um dos principais pontos de comunicação com os internautas. A página recebeu mais de 300 comentários todos os dias.
Assim como na televisão, a figura do personagem Kassabinho também serviu de símbolo de identificação com o público de Internet, promovendo a interatividade - por meio de recados personalizados, jogos da memória, papéis de parede -, mais um fator de diferenciação nessas eleições.

O resultado de todo esse esforço online, que caracteriza a primeira campanha 2.0 do Brasil, contribuiu para aproximar o candidato, eleito neste domingo, ao público jovem.
Esta tendência foi confirmada em pesquisa de intenção de voto, divulgada na última semana pelo Datafolha, que mostrou um crescimento de 11% do democrata entre os eleitores de 16 a 24 anos, saltando de 45% para 56%.
Levando em conta a mesma faixa etária, segundo levantamento do próprio Datafolha, apresentado em 30 de julho, 26% dos jovens brasileiros considera a Internet sua principal fonte de informação.
fonte: 10 minutos.

Nenhum comentário: