“Internetês” – a linguagem do mundo virtual
Texto de: Caroline Ferreira Costa
“Que a Internet está cada dia mais presente ao nosso cotidiano, isso todo mundo sabe. Agora, será que estamos a par de como anda a relação de nossos alunos com o mundo cibernético? Como esse casamento está interferindo no processo educacional? Você já parou e observou a linguagem utilizada pelos estudantes? Eles usam e abusam da criatividade e estão criando uma nova maneira de interagir, quebrando todas as regras da nossa Língua. São abreviações, gírias, símbolos que tornam as palavras tão esquisitas que chegam até mesmo a nos confundir! E essa linguagem vai se aperfeiçoando e mudando a cada dia! Quem não estiver conectado ao mundo virtual, vai se deparar com um enigma quando tentar ler alguma coisa.
O “Internetês” é a linguagem utilizada no ambiente virtual e que veio para ficar. Ela surgiu devido à necessidade de agilizar a digitação e é uma forma de escrita informal. E mais: estão surgindo ramificações dessa linguagem a cada dia, em todos os lugares do Brasil.
Por mais que pareça algo insignificante, esse assunto tem aterrorizado os professores de Língua Portuguesa e vem criando um alarde na sociedade educacional. Alguns são totalmente contra essa nova linguagem e acreditam que ela seja um “massacre” à nossa Língua. Há também os que não vêem problemas e até acreditam que esse dialeto seja uma nova forma de escrita, um novo idioma.
Você ainda não sabe como se escreve em “Internetês”? Então, confira alguns termos bem comuns e que são muito usados no mundo virtual.
Tb = também
Vc = você
Hj = hoje
Naum = não
Neh = né
Blz= beleza
Qdo = quando
Cmg = comigo
O q? = O quê?
Kd vc? = Cadê você?
EMOTIONS
:D - risada
:B = mostrando os dentes
B) = óculos de sol
:x = boca fechada
:) = feliz
:( = triste
;) = piscando
:* = beijo
:o) = nariz de palhaço
:T = mascando chicletes
:~~ = lágrimas
S2 = coração
· os olhos podem ser representados por :;= B
· a boca pode ser representada por () * B x / \ T
RISOS
Rs
Kkkkkkkk
HuauhAUhauHauAhu
Heheheheheh
Como não podemos esperar até que cheguem a um veredicto final, já está mais do que na hora de fazermos o nosso papel, analisando a problemática e refletindo sobre a influência do “Internetês” no ensino. Somente dessa maneira poderemos instruir da melhor maneira nossos alunos e prepará-los para o “mundo real”.
BLOG DA DTGI
“Antes do software poder ser reutilizável ele primeiro tem de ser utilizável.” - Ralph Johnson - um dos quatro autores do livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Excelente essa dica. O que acho é que esse blog deveria ser um Feevy de todos os blogs da DTGI. Que tal? E uma seção em que o Baggio e eu pudéssemos atualizar.
Pois é, vejo como mais uma forma de comunicação, ágil e eficaz, porém a interferência no processo educacional realmente preocupa. O quanto essa geração de jovens saberá discernir o internetês do português. Os termos rápidos criados acabam se incorporando ao dia-a-dia e acabam destruindo todo um árduo trabalho de mestres e professores. Há que se encontrar um mecanismo eficiente para separar o mundo virtual do mundo real, um desafio aos estudiosos no assunto.
Postar um comentário